quarta-feira, 10 de junho de 2009

10 de Junho

Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

Celebrem este dia com a memória do quão grandes foram os Portugueses, e do dever que todos temos em, inspirando-nos em Camões e todos os heróis da nossa História, fazermos jus ao seu nome e ao nosso legado, pois existem ainda pessoas neste mundo nascidas em países por aí a fora que recordam o nosso passado e têm orgulho de terem sido em outros tempos parte de Portugal. Que não seja apenas a pretexto de jogos de futebol que se encontrem bandeiras alçadas e as vozes em uníssono gritando com orgulho o nome de Portugal, mas que tenhamos no nosso coração aquela que é a nossa pátria, a nossa História, os nossos grandes ilustres, na nossa memória, no nosso reconhecimento, e diáriamente como inspiração os valores mais altos e os melhores feitos que já alguma vez foram alcançados pelas gentes deste "jardim à beira-mar plantado". Deixo aqui um poema de Camões, conhecidíssimo, mas que ainda assim terá sempre uma eterna magia do seu génio:


Photobucket



Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?


Luís de Camões

2 comentários:

Nehashim disse...

Um Bem Haja

Costuma dizer-se que quando se começa a esquecer a História, entra-se no declínio que conduz à morte. Obrigado, Phath por nos lembrares do nosso passado glorioso, obrigado por nos lembrares que este país, do qual todos nós devemos sentir orgulho tem uma alma que não pode morrer. Uma alma que pode servir de referência para todos nós. Uma Alma Nobre, de Amor, Corajosa, Fraterna que nos pode servir de guia por entre as dificuldades do dia a dia.

Phtah disse...

Azoth, obrigada pelo teu comentário. Muito certo o que dizes. É muito importante recordar a História, pois dela se retiram muitos ensinamentos que nos impedem de repetir os mesmo erros, e cujas glórias nos podem servir de inspiração para fazermos quiçá retornar o Homem a uma idade de Ouro. E importante ainda é honrar os nossos antepassados que são dignos disso e dar-lhes o respeito que merecem, pois existiram homens e mulheres, cavaleiros e damas, de grande valor na nossa bela História.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...