segunda-feira, 5 de maio de 2008

Os quatro elementos

Antes de mais, para tratar este assunto, reportemo-nos à Antiguidade Clássica e observemos a etimologia do termo "elemento". A palavra grega para elemento era stoicheion, o que significa literalmente letra (do alfabeto; a unidade básica através da qual uma palavra se forma), princípio, fundamento.
O macro e o microcosmos formaram-se através dos elementos. Os quatro elementos tiveram a sua origem a partir da quintessência, o princípio akáshico ou etérico, o elemento mais subtil de todos. Os quatro elementos são como quatro impulsos ou notas musicais fundamentais da nossa Natureza, dentro da tónica da Unidade Dinâmica que a caracteriza e permite que estas quatro modalidades se interpenetrem e sejam arquitectadas pelo plano divino que nos rege.
Todos os elementos não agem apenas no plano físico, mas em tudo o que foi criado. Cada elemento, possui duas polaridades, a activa e a passiva. A polaridade activa é a construtiva, criadora, geradora, enquanto que a passiva é a desagregadora, exterminadora.


O FOGO

Foi o primeiro elemento que surgiu do Akasha. As características básicas do princípio do fogo são o calor e a expansão; é por isso que no começo da criação tudo era fogo e luz. Naturalmente, a base da luz é o fogo. Na natureza o princípio do fogo na sua forma activa exerce seu efeito como princípio vitalizador, e na sua forma negativa como princípio destruidor e desagregador. Podemos relacionar o elemento fogo com o plano mental. O princípio do fogo está associado ao princípio masculino.

A ÁGUA

Em comparação com o fogo possui características totalmente opostas; as suas características básicas são o frio e a retracção. Aqui têm lugar dois pólos: o activo, que é construtivo, doador de vida, nutriente, solvente e preservador; e o negativo, igual ao do fogo, desagregador, fermentador, decompositor, dissipador. O princípio do fogo não poderia existir se não contivesse um pólo oposto, ou seja, o princípio da água. Estes dois elementos, fogo e água, são os elementos básicos com os quais tudo foi criado. O princípio da água relaciona-se com o plano energético ou prânico e relaciona-se com o princípio feminino.

O AR

O elemento ar está colocado numa posição intermediária entre princípio do fogo e o da água. Ele produz um equilíbrio neutro entre os efeitos activo e passivo do fogo e da água. Através dos efeitos alternados dos elementos activo e passivo do fogo e da água, toda a vida criada tornou-se movimento.
Em seu papel intermediário, o princípio aéreo assumiu do fogo a característica do calor, e da água a da humidade. Sem estas duas características a vida não seria possível; além disso elas conferem também ao princípio aéreo duas polaridades: no efeito positivo a da doação da vida, e no negativo, a exterminadora. O princípio aéreo relaciona-se com o plano psíquico ou astral.

A TERRA

Do efeito alternado dos três elementos anteriores, o elemento terra formou-se por último, pois através da sua característica específica, a solidificação ou coesão, ela integra em si todos os outros três, sendo por isso o elemento material mais denso. Foi justamente essa característica que conferiu uma forma concreta aos três elementos. Ao mesmo tempo, porém, foi introduzido um limite ao seu efeito, o que resultou na criação do espaço, da dimensão, do peso e do tempo. Em conjunto com a terra, o efeito recíproco dos outros três elementos tornou-se quadripolar. Como todos os elementos são activos no quarto elemento, da terra, toda a vida criada pode ser explicada. O princípio da terra relaciona-se com o aspecto físico e concreto.

Apontamentos baseados nos livros "Initiation into Hermetics" (Título original em inglês) de Franz Bardon e "Os espíritos da Natureza" de Jorge Angel Livraga.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...